siga-nos: | cadastre-se | login | contato

Globo de Ouro

Guia







Ganhadores
Indicados

Local

Los Angeles, Califórnia

Site Oficial

www.goldenglobes.org/

Prêmios

* Golden Globe
* Cecil B. DeMille Award
* Henrietta Award
* Hollywood Citizenship Award
* Honor Award
* Miss Golden Globe
* Mr. Golden Globe
* Outstanding Merit
* Samuel Goldwyn Award
* Silver Globe
* Special Award
* Special Journalistic Merit Award
* Special Merit Award

Histórico

O embrião Hollywood Foreign Press Association (Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood) foi fundado em 1943, no auge da Segunda Guerra Mundial. O conflito havia elevado o ódio e o preconceito contra os estrangeiros, e jornalistas de diversos países que viviam em Los Angeles estavam encontrando dificuldades não apenas em exercer seus ofícios, mas também em manter contato com suas famílias distantes. Até então, já havia surgido outras associações que buscavam proteger o interesse desses profissionais – foi o caso da H.A.F.C.O. (Associação dos Correspondentes Estrangeiros em Hollywood) e da F.P.S. (Sociedade da Imprensa Estrangeira). Nenhuma delas, porém, durou muito tempo. Um grupo dissidente saiu da H.A.F.C.O. em 1950 por acreditar que a agremiação não estava cumprindo suas funções e estava se tornando apenas um clube de recreação. Eles fundaram a Foreign Press Association, que, cinco anos depois, engoliu os membros e o ''H'' da H.A.F.C.O. Surgia assim a H.F.P.A. O Globo de Ouro foi criado em 1944 e tornou-se uma das mais tradicionais premiações hollywoodianas.

Apesar de sua importância, o Globo de Ouro só passou a chamar a atenção do público brasileiro há poucos anos. Acostumados com a supremacia do Oscar, muitos fãs de cinema ainda confundem os procedimentos de ambas as premiações – especialmente porque muitas vezes o Globo de Ouro é citado como uma prévia do prêmio da Academia.

Não há, no entanto, qualquer conexão entre Oscar e Globo de Ouro. Os dois não possuem qualquer relação imediata. É fato que quem leva para casa o Globo tem boas chances de também colocar estatueta dourada da Academia na estante. Ao contrário do que poderiam imaginar, isto não ocorre porque os votantes de ambos os prêmios são os mesmos. O Oscar é concedido pela Academia de Artes e Ciências e Cinematográficas (A.M.P.A.S.), enquanto o Globo é outorgado pela imprensa estrangeira em Hollywood.

A primeira e mais importante diferença entre as premiações é que o Globo de Ouro não premia exclusivamente o cinema. Ele também indica os melhores do ano na televisão. Para compensar, o Globo de Ouro não se dedica a categorias técnicas como maquiagem, figurino, edição de som, etc. No total, são 24 categorias. Além disso, tanto em sua faceta ''cinema'' quanto em ''televisão'', o Globo de Ouro faz distinção das obras pelo gênero. Há os prêmios voltados para o drama e os voltados para a comédia ou musical.

Mas sempre surge a pergunta: quem vence o Globo de Ouro tem mais chances no Oscar? Não necessariamente. A vitória no Globo de Ouro funciona como um "bom presságio" para o Oscar, porque, afinal, se o filme agradou os críticos de uma associação, é bem possível que ele também caia no gosto dos membros da outra. Até a 57ª edição do Globo de Ouro, 41 dos filmes que venceram na categoria de melhor drama ou na de melhor comédia ou musical acabaram, mais tarde, vencendo o prêmio de melhor filme no Oscar. De 1971 a 2001, 77% dos premiados com o Oscar de melhor ator e 80% das premiadas com o Oscar de melhor atriz haviam ganhado, poucas semanas antes, o Globo de Ouro nas mesmas categorias.

Até hoje, cinco filmes empatam com cinco troféus cada: ''Doutor Jivago'', ''O Poderoso Chefão'', ''Um Estranho no Ninho'', ''Love Story - Uma História de Amor'' e ''Nasce uma Estrela''. ''Nashville'', porém, detém o recorde de maior número de indicações, com nove. ''Titanic'', ''Cabaret'' e ''Bugsy'' tiveram oito cada. Entre os principais artistas premiados, também há cinco pessoas com seis troféus cada um: Francis Ford Coppola, Jack Nicholson, Shirley MacLaine, Oliver Stone e Rosalind Russell. Curiosamente, Rosalind Russell ganhou todos os Globos pelos quais foi indicada, mas jamais levou o Oscar. As duas pessoas com maior número de indicaçãoes, porém, são Meryl Streep (19) e Jack Lemmon (22).

A associação H.F.P.A. é exclusiva para repórteres estrangeiros. O Globo de Ouro é o único grande prêmio da indústria de entretenimento americana que mostra a visão dos ''não-americanos'' sobre a cultura e a arte ''americana''. Há 94 membros nos quadros atuais da H.F.P.A., e dois são brasileiros: Ana Maria Bahiana e Paoula Abou-Jaoude.