siga-nos: | cadastre-se | login | contato

28/03/2002 16:35

Los Angeles - Morre Milton Berle, um dos primeiros astros da TV dos EUA

Milton Berle, um dos primeiros superastros da TV norte-americana, morre aos 93 anos

do Último Segundo e da Redação


O humorista Milton Berle, que mudou a cara da televisão norte-americana com ''The Milton Berle Show'', programa de variedades exibido entre 1948 e 1956, morreu na quarta-feira em Los Angeles, informou seu agente.

Warren Cowan disse que Berle, conhecido como ''Uncle Miltie'' (algo como tio Miltinho), morreu em sua casa enquanto dormia. Ele tinha 93 anos.

Também apelidado de ''Sr. Televisão'' em sua carreira de nove décadas, Berle enfrentava problemas de saúde desde que sofreu um derrame em dezembro de 1998 e descobriu ter câncer no cólon em abril de 2001.

Um dos grandes comediantes dos Estados Unidos vindos do teatro de revista - ao lado de Jack Benny, George Burns e Red Skelton -, sua morte marca o fim de uma era.

Com um sorriso aberto, jeito envergonhado e um indefectível charuto (além da reputação de roubar piadas), Berle levou audiências ao delírio nos primórdios da TV.

O astro começou a carreira na infância, como modelo de uma campanha de sapatos em 1913, atuando depois em inúmeros filmes mudos (o primeiro deles foi ''The Mark of Zorro'', de 1920), no rádio e no teatro.

Quando começou a fazer televisão, Berle praticamente inventou o formato de programa de variedades, exatamente na época em que a TV deixou de ser um entretenimento de elite e virou diversão das massas.

''Berle transformou o aparelho de TV em mais do que uma peça de móvel falante'', disse o presidente do Museu das Emissoras, Robert Batscha, em um tributo em 1985.

Berle pode ser visto em participações especiais, como ele mesmo, em diversos filmes, como ''Adorável Pecadora'' e ''As Grandes Aventuras de Pee-Wee''.





Últimas Notícias


...mais notícias