siga-nos: | cadastre-se | login | contato

18/02/2002 09:08

Alemanha - Curta brasileiro ''Palace II'' é premiado no Festival de Berlim

''Palace II'' ganhou o prêmio do júri na mostra Panorama em Berlim 2002

do Último Segundo

''Palace II'', dos brasileiros Fernando Meirelles e Kátia Lund, foi escolhido como melhor curta-metragem pelo júri da mostra Panorama, do Festival de Berlim, encerrado neste domingo.


Na justificativa do prêmio, os jurados destacaram ''o roteiro forte, o desempenho excelente dos dois jovens protagonistas, o excepcional trabalho de câmera e a trilha sonora contagiante''. O filme já fora premiado no Festival de Brasília, em novembro de 2001.

O curta conta a história de dois meninos de uma favela carioca que aplicam um golpe ao instalar um portão no barraco de uma mulher, e enfrentam problemas com os traficantes de drogas que dominam o morro.

Uma outra produção parcialmente filmada no Brasil recebeu um troféu fora da competição principal. Trata-se do documentário ''É Minha Cara'' (That's My Face), do americano Thomas Allen Harris, que recebeu um prêmio de 2.500 euros, na seção Fórum.

Abordando a diáspora dos descendentes dos africanos, a produção foi filmada no Bronx novaiorquino, na África (em Burkina-Faso e na Tanzânia, onde foi criado o diretor) e também em Salvador (BA). A trilha sonora inclui a canção ''Alagados'', do grupo Paralamas do Sucesso.

''O Invasor'', de Beto Brant, e ''Três Marias'', de Aluízio Abranches, exibidos na Mostra Panorama, tiveram boa recepção nas sessões destinadas ao mercado e seus direitos de distribuição para Europa e Estados Unidos estão sendo bem disputados. ''Três Marias'' tem estréia na Itália prevista para 12 de abril.

Conheça os ganhadores do Festival de Cinema de Berlim 2002.





Últimas Notícias


...mais notícias