siga-nos: | cadastre-se | login | contato

10/09/2015 14:39

Oscar 2016 - Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert, vai disputar pelo Brasil uma das cinco vagas para melhor filme estrangeiro

Por Marcos Petrucelli


Cena do filme "Que Horas Ela Volta", de Anna Muylaert

O Ministério da Cultura acaba de divulgar que o longa Que Horas Ela Volta?, dirigido por Anna Muylaert, é o filme indicado pelo Brasil para concorrer a uma vaga na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro. A indicação, além de não surpreender, é certamente a decisão mais acertada. Que Horas Ela Volta? é até aqui o melhor lançamento nacional do ano, tendo recebido elogios tanto do público quanto da crítica especializada.

No filme, conhecemos a história de Val (Regina Casé), uma nordestina que deixou a filha aos cuidados de parentes em Pernambuco para trabalhar na casa de uma família de classe alta em São Paulo. Treze anos mais tarde, Val faz tudo na casa, além de ter se tornado praticamente uma segunda mãe para o menino Fabinho, filho de seus patrões. Mas eis que Jéssica, filha adolescente de Val, decide ir para São Paulo e prestar vestibular. A personalidade forte e inquietante da garota altera a hierarquia social da família e, consequentemente, passa a questionar a rigidez dos papéis sociais vigentes.


Que Horas Ela Volta? já está sendo exibido em mais de 20 países e tem brilhado em sua carreira internacional. O filme já conquistou prêmios importantes nos festivais de Berlim e Sundance, além de ter recebido críticas das mais favoráveis em veículos como The New York Times, The Guardien e Le Figaro.

A escolha brasileira de Que Horas Ela Volta?, pelo Ministério da Cultura, para concorrer a uma vaga do Oscar é apenas o começo. Muitos outros países farão o mesmo a partir de agora - na última edição do Oscar, mais de 70 países indicaram seus filmes para a Academia. Agora, o filme de Anna Muylaert será submetido a uma comissão especial em Los Angeles que analisa somente os indicados na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Constar na lista dos cinco finalistas dessa comissão é outra história. O último filme brasileiro que disputou a estatueta do Oscar na categoria foi Central do Brasil, de Walter Salles, em 1999.





Últimas Notícias


...mais notícias