siga-nos: | cadastre-se | login | contato

27/08/2014 17:32

III BIFF - Festival internacional em Brasília inicia maratona de filmes e conta com presença da atriz Geraldine Chaplin

da Redação



Geraldine Chaplin, a grande homenageada

Chaplin: mostra especial com quatro curtas

O BIFF - BRASÍLIA INTERNATIONAL FILM FESTIVAL chega à terceira edição em 2014. De 28 de agosto a 6 de setembro, o Cine Brasília e as salas do Cine Cultura Liberty Mall receberão grandes títulos inéditos no Brasil – alguns recentemente exibidos em festivais como Cannes e Berlim – além de três mostras paralelas, debates e seminários. Uma grande festa do cinema mundial, com direito à presença, pela primeira vez no Brasil, da atriz Geraldine Chaplin, no ano em que o mundo celebra o centenário de criação do lendário personagem Carlitos, imortalizado por Charles Chaplin. Geraldine será homenageada com uma mostra de alguns dos filmes em que atuou. Na noite de abertura, 28 de agosto, acontece exibição de Luzes da Ribalta, seu filme de estreia no cinema e sob a direção do próprio pai, o genial Chaplin. No dia 31, ela acompanhará a sessão de E se Vivêssemos Todos Juntos?, no Cine Brasília, às 14h30, no qual Geraldine estrela ao lado de Jane Fonda. Após a exibição, a atriz participa de um debate com a prsença do público.

Durante os dez dias do III BIFF, serão exibidos 34 títulos dentro das mostras Competitiva, Panorama Mundi, Mundo Animado e a Mostra Geraldine Chaplin. O festival ainda realizará cinco encontros (entre seminários e palestras), com destaque para a conversa informal de Geraldine com o público, no domingo, dia 31, no Cine Brasília. O festival também promoverá debates de todos os 12 filmes da Mostra Competitiva, com a presença de representantes das equipes.

Como Sessão Especial, o III BIFF exibirá o filme argentino Verdades verdadeiras - A vida de Estela, que conta a história de Estela Barnes Carlotto, ativista dos direitos humanos e uma das fundadoras da Associação Avós da Praça de Maio, de Buenos Aires. Estela passou quase 40 anos lutando para saber o paradeiro de seu neto, nascido na prisão – a filha, Laura, foi sequestrada pela ditadura militar em 1977 e morreu pouco depois de dar à luz. O encontro entre avó e neto ocorreu no início deste mês de agosto, 38 anos depois. O produtor do filme, Fernando Sokolowicz, participará de um debate após a sessão, marcada para o dia 3 de setembro, às 18h30, no Cine Cultura Liberty Mall.

PENSAR CINEMA - Para provocar a reflexão, o festival concebeu dois seminários, uma palestra e dois encontros, todos abertos ao público. Para o seminário Coprodução Brasil-Argentina: experiências e possibilidades estarão reunidos Manoel Rangel (presidente da Ancine), Liliana Mazure (Deputada argentina e ex-presidente do INCAA), e os produtores Beto Rodrigues (Brasil) e Fernando Sokolowicz (Argentina). Eles prometem falar sobre as perspectivas de financiamento e fomento entre os dois países, além de lembrar iniciativas positivas de troca de experiências.

Festivais Internacionais e o espaço para o cinema latino-americano deseja refletir sobre o processo de produção, a diversidade filmográfica e os canais de difusão na região. O seminário terá como participantes Elvira Rosell (representando o Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano/Havana), Pavel Cortes (do Festival Internacional de Cine em Guadalajara/México), Marcelo Panozzo (Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independente (Bafici)/Argentina) e Pedro Castillo (Festival de Cine Iberoamericano de Huelva/Espanha), com mediação de Wolney de Oliveira (representante do Cine Ceará: Festival Ibero-Americano de Cinema do Ceará – Brasil).

O diretor artístico da Semana da Crítica do Festival de Cannes, França, Charles Tesson, fará palestra sobre O cinema latinoamericano e a Semana da Crítica do Festival de Cannes. Charles Tesson é um nome de destaque do cinema mundial, crítico do prestigiado Cahiers du Cinéma, desde 1979. Já o diretor do Cinema 23, Ricardo Giraldo, falará sobre a promoção e a difusão do cinema da Ibero América (América Latina, Espanha e Portugal), desenvolvidas pela associação Cinema 23. E, por fim, o III BIFF ainda terá a participação da grande homenageada do evento, Geraldine Chaplin, falando sobre Minha vida no cinema. Todos os seminários e palestras têm entrada franca.


MOSTRA COMPETITIVA

Concorrendo a um total de R$ 100 mil em prêmios – R$ 20 mil para cada categoria: melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor ator e melhor atriz – estarão 12 grandes filmes, de diferentes nacionalidades. São títulos como o polonês A História de Papusza, de Joanna Kos e Krzysztof Krauze, realizadores que juntos somam mais de 120 prêmios - Papusza foi premiado em Londres, Rotterdam e Chicago. Também o grego O Eterno Retorno de Antonis Paraskevas, de Elina Psikou, que fez sua première no Berlinale 2013, premiado em festivais na Grécia e Los Angeles. E Mãe, Eu te Amo, da Letônia, dirigido por Janis Nords, que ficou com o grande prêmio da Berlinale Generation 2013.

A exemplo dos anos anteriores, o Brasília International Film Festival aposta em jovens realizadores, já premiados em outras categorias e que fazem sua estreia no longa-metragem. É o caso dos suecos Mattias Johansson e Markus Marcetic, diretores de Os Perdedores; do norte-americano Marco Ferrari de Em Busca do Sentido da Vida; do argentino Adriano Salgado de A Utilidade de um Revisteiro; e do turco Can Kilcioglu de Karnaval.


MOSTRAS PARALELAS

De clássicos do mais famoso vagabundo do cinema a produções recentemente premiadas em festivais de Cuba, Espanha, Buenos Aires e Tóquio, passando por alguns dos mais famosos títulos protagonizados pela atriz Geraldine Chaplin, a programação das mostras paralelas do III BIFF terá obras de diversos gêneros, voltadas para todas as idades.

A mostra PANORAMA MUNDI exibirá dez filmes, entre documentários e ficções que percorrem todos os continentes. São títulos como O Mercado de Notícias, do brasileiro Jorge Furtado, que apresenta uma breve e bem-humorada história da imprensa; Los Nobles - Quando os Ricos Quebram a Cara, do mexicano Gary Alazraki, comédia que coloca em situação de penúria uma família de milionários; e A Valsa dos Inúteis, de Edison Cájas, que volta aos tempos obscuros da ditadura chilena. Da França está 2 Outonos e 3 Invernos, de Sébastien Betbeder; da Argentina, Humano, de Alan Stivelman; do México, o documentário Os Anos de Ferro, de Santiago Esteinou; do Marrocos, Febre, de Hicham Ayouch; da Austrália, O Homem Infinito, de Hugh Sullivan; da Venezuela, A Mais Longa Distância, de Claudia Pinto; e do Japão, Flashback Memories 3D, de Tetsuaki Matsue.

Em 2014, o inesquecível Carlitos, o mais conhecido e amado vagabundo do cinema em todos os tempos, estaria completando 100 anos. Para homenageá-lo, a mostra MUNDO ANIMADO, especialmente dedicada ao público infantil, reservou quatro curtas que estão entre os grandes filmes protagonizados pelo personagem. São eles: Carlitos no Armazém, O Bombeiro/Carlitos Bombeiro, O Vagabundo e O Conde. Além destes títulos, MUNDO ANIMADO também contará com os longas Justin e a Espada da Coragem (da Espanha), Rodência e o Dente da Princesa (coprodução Peru/Argentina) e o premiado O Menino e o Mundo (Brasil).


MOSTRA RETROSPECTIVA GERALDINE CHAPLIN

E o passeio pelo cinema inclui ainda uma mostra especial que vai exibir seis filmes estrelados atriz Geraldine Chaplin. A começar por sua estreia no cinema em Luzes da Ribalta, quando tinha apenas 8 anos de idade e foi dirigida pelo pai, Charles Chaplin. Geraldine é uma das crianças que aparecem junto ao velho comediante interpretado por Chaplin. Em Doutor Jivago, de David Lean, a atriz vive Tonya, esposa de Jivago, papel que lhe rendeu indicação ao Globo de Ouro de Revelação Feminina. Seguem-se Nashville, de Robert Altman, no qual faz participação especial como uma repórter invasiva; Chaplin, biografia da vida de seu pai, dirigida por Richard Attenborough, no qual vive sua avó paterna, Hannah Chaplin; A Época da Inocência, de Martin Scorsese, na pele da Sra. Welland; e o recente E se Vivêssemos Todos Juntos?, de Stéphane Robelin, no papel da protagonista Annie.





Últimas Notícias


...mais notícias