Busca
Home Filmes Curiosidades
 Ficha Completa
 Bilheterias
 Film Monitor
 Produtora/Distribuidora
 Na Web
 Datas de Estréia
 Notícias
 Locais de Filmagem
 Status de Produção
 Crítica
 
 
 
 Prêmios/Indicações
 Galeria
 Trailers
 Trilha Sonora
 DVD
 Literatura
 Press Book
 Frases
 Curiosidades
 Erros de Filmagem
The Annual Academy Awards: The 64th Annual Academy Awards
(The 64th Annual Academy Awards, EUA, 1992)

O tema da cerimônia deste ano foi "A comédia no cinema".



Além de apresentador oficial, Billy Crystal também era roteirista da cerimônia do Oscar - um detalhe que sempre o diferenciou de todos os outros que apresentaram o show. Era Crystal quem escrevia todos os seus textos e quem criava as situações cômicas, como as da abertura. Em 1992, ele queria fazer sua entrada no palco saltando de bungie jump. Mas por medida de segurança a idéia foi deixada de lado. Melhor assim, porque Crystal fez aquela que seria considerada a melhor e mais criativa entrada: o apresentador surgiu no palco preso a um carrinho de mão e usando a máscara de Hannibal Lecter do filme "O Silêncio dos Inocentes".



Foi em 1992 a curiosa e inesperada comemoração do veterano Jack Palance, ganhador do Oscar como coadjuvante no faroeste cômico "Amigos, Sempre Amigos". Então com 72 anos de idade, Palance quis provar a todos sua plena forma física e realizou uma série de flexões com apenas um braço.



O produtor e cineasta George Lucas recebeu neste ano o Prêmio Irving Thalberg Memorial por sua carreira - marcada sobretudo pela inventividade na criação de obras de ficção científica, com destaque para a saga "Star Wars". No palco, quem entregou o prêmio a Lucas foi o diretor e amigo Steven Spielberg; mas a apresentação foi feita de muito longe. Do espaço, a tripulação da nave Atlantis STS-45 surgiu num grande telão. Os sete astronautas, que tinham com eles uma estatueta do Oscar, fizeram um tributo especial a George Lucas. Por medida de segurança e para evitar qualquer problema técnico na transmissão, a mensagem foi gravada três dias antes.



Os dois premiados com o Oscar Honorário deste ano faleceram não muito tempo depois da cerimônia. O cineasta indiano Satyajit Ray morreu apenas um mês depois; e o americano Hal Roach morreu em novembro.



Originalmente os produtores da Academia pretendiam que Madre Teresa apresentasse o Oscar Honorário a Satyajit Ray - cujo discurso de agradecimento foi pré-gravado em Calcutá. Mas durante a preparação da cerimônia, a idéia foi completamente descartada por considerarem que, além de desconfortável para uma senhora de 82 anos, soaria um tanto provocativo colocar Madre Teresa ao lado de figuras como Jack Nicholson e Madonna. No final das contas, escolheram Audrey Hepburn para a tarefa.



Hal Roach, um dos mais importantes pioneiros do cinema, tinha 100 anos de idade ao receber seu Oscar Honorário. Os produtores da Academia decidiram então que Roach faria seu discurso de agradecimento confortavelmente de sua poltrona. No entanto, a produção se esqueceu de um pequeno detalhe: disponibilizar um microfone. Roach nem se deu conta disso e começou a falar. A audiência que viu a festa em casa, pela TV, não ouviu simplesmente nada; bem como 95% da platéia no auditório. A gafe rapidamente foi suplantada pela habilidade criativa do apresentador Billy Crystal, que disse: "Senhoras e senhores, este foi um discurso totalmente apropriado, já que o senhor Roach começou a carreira fazendo filmes mudos."



Filmes | Gente | Notícias | Bilheterias | Cinema | Calendário | DVD | Sala Vip | Star Monitor
Sobre nós | Mapa do Site | Politica de Privacidade | RSS | Contato
Copyright © 1997-2009, e-Pipoca® - Cinemania On Line® Ltda.